Tipos de torra de café: conheça os principais

Existem diversos tipos de café pelo mundo e um dos fatores mais importantes para definir as características do café é o processo de torra. A torra de café é uma etapa da produção que auxilia a definir como será o sabor, aroma e coloração do café que será consumido pelas pessoas.

A torra de café é um processo de torrefação dos grãos de café, que transformam o grão verde retirado da planta em um grão de coloração marrom, com muito sabor e aroma. Os grãos são aquecidos e torrados em altas temperaturas por um tempo determinado, podendo atingir diversas tonalidades, níveis de sabor, aroma, acidez, amargor, entre outros aspectos.

Existem basicamente 3 tipos de torra de café: a torra clara, média e escura. Cada torra possui um tempo de torrefação determinado e produz um tipo de grão diferente. A escolha por um tipo de torra de café depende do tipo de sabor desejado na bebida.

Em geral, grãos mais torrados resultam em um café com menos acidez e menos encorpado. Grãos menos torrados vão apresentar, por sua vez, menos aroma. Cafés equilibrados, consequentemente, resultam de uma torra equilibrada.

Torra Clara

Esse tipo de torra auxilia a acentuar a acidez e o aroma leve do café, ao mesmo tempo em que diminui o amargo dos grãos. Ao preservar os óleos aromáticos, a torra produz um café menos encorpado, mais seco, com um sabor mais suave.

A torra de café clara é ideal para ser utilizada em máquinas de café expresso e os grãos de café ficam com cor próxima a da canela. A temperatura para realizar esse processo varia entre 180 a 240ºC.

Torra Média

Já a torra de café média busca equilibrar as características do café, sendo um meio termo entre a torra clara e a escura. O amargor, aroma, acidez e corpo são balanceados durante a torra, resultando em um café em tonalidades diferentes de marrom e vermelho.

Diferentemente da torra clara, os grãos ficam mais encorpados, destacando o sabor aveludado e mais intenso. O processo de torra completo deve durar cerca de 7 a 10 minutos, dependendo do sabor e coloração desejados.

Essa torra de café é perfeita para um café coado, com um aroma que vai invadir todo o ambiente.

Torra Escura

Nessa torra, o resultado final é um café mais forte, com menor nível de acidez, mais amargor e grãos menos encorpados. Os óleos são preservados no grão, auxiliando a acentuar o sabor e aroma da bebida. Em relação a cor, destacam-se tonalidades mais escuras, com tons amarronzados fortes.

O ponto ideal dessa torra é anterior à queima dos grãos, ou seja, os grãos devem ser bem torrados, porém não podem ser queimados. Caso um grão seja queimado, a bebida ficará apenas amarga, sem acidez, sem aroma e sem o sabor característico desse processo. Por isso, é importante controlar o tempo de torra, mantendo os grãos por no máximo 13 minutos no forno.

É a torra de café perfeita para quem busca um café forte, com muito sabor e aroma. Pode ser utilizado nas mais diferentes máquinas de café.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *