Tipos de cafeteiras: Conheça os principais modelos

Tipos de cafeteira
Tipos de cafeteira

Se você gosta de café, deve saber que existem diversos tipos de cafeteira, que variam de acordo com o método, o volume e o tipo de tecnologia. O tipo escolhido influencia diretamente no tipo de café que você irá beber e, por vezes, na qualidade e nas possibilidades que você terá em sua bebida.

Cada um destes tipos possui qualidades próprias e vantagens específicas. Por isso, a escolha ideal para você entre tantos tipos de cafeteira varia de acordo com o que você considera um bom café.

Conheça os principais tipos de cafeteira do mercado, e saiba qual é a opção certa para o seu gosto:

Cafeteira de coador

Cafeteira de coador
Cafeteira de coador

A cafeteira de coador é aquela que produz o famoso “café passado”. Existem basicamente dois tipos, dentro deste grupo: as elétricas e as manuais. As manuais resumem-se a um suporte onde encaixar o coador, e o coador em si, onde se coloca o café moído e a água quente.

As elétricas variam desde modelo mais simples, até versões complexas com timer e programações variadas. No fim das contas, todas essas variedade resultam no café passado de cada dia, que ainda é a versão mais popular da bebida no Brasil.

Cafeteira de expresso

Cafeteira Expresso
Cafeteira Expresso

Uma cafeteira de expresso é aquela na qual a água é aquecida e passa pelo café em alta pressão, extraindo o máximo de aromas e óleos que tornam a bebida mais complexa. Existem diversos modelos, que vão desde os mais simples, até aqueles que moem os grãos, selecionam automaticamente a quantidade de xícaras e servem o produto.

As versão mais simples são aquelas em que o usuário coloca o pó já moído e a água, nas medidas corretas, dentro da cafeteira e a liga. Desta forma, ela funciona como um isolador da água em alta pressão para que extraia apropriadamente toda a complexidade do pó.

Cafeteira italiana

Cafeteira italiana
Cafeteira italiana

A cafeteira italiana é conhecida por fazer um café intenso e saboroso. Seu funcionamento é parecido ao de uma panela de pressão: no fogo ou em uma base elétrica (dependendo do modelo), a água que esquenta sobe por um tubo em alta pressão e, durante sua descida, passa pelo pó do café, gerando um resultado mais parecido ao do café expresso.

É ideal para quem gosta de sabores intensos e uma experiência mais sofisticada do que um café passado. Neste caso, a pressão faz com que sejam extraídos mais óleos e nuances do café, gerando um resultado mais rico para o paladar.

Cafeteira aeropress

Cafeteira aeropress: Tipos de cafeteira
Cafeteira aeropress

Entre os tipos de cafeteira, a aeropress ganhou destaque significativo nos últimos anos. Sem utilizar eletricidade, ela permite que qualquer um faça um café complexo e agradável com o instrumento de forma simples, com baixo investimento.

Trata-se de uma ferramenta onde é colocado o pó do café e a água já quente em um recipiente com um filtro em uma ponta, e um pistão hermeticamente encaixado na outra. Com os dois ingredientes, o usuário simplesmente precisa pressionar o pistão para realizar pressão, fazendo com que o café líquido saia pelo filtro de forma semelhante a um café expresso, mas de forma manual.

Cafeteiras de cápsulas

Cafeteira de cápsulas
Cafeteira de cápsulas

Entre os tipos de cafeteira, as que utilizam cápsulas (ou sachês) são as mais práticas e, dependendo do modelo, versáteis. Basta inserir a cápsula do sabor desejado, posicionar a xícara e aguardar que a bebida fique pronta em alguns segundos.

Trata-se de uma ótima forma de se conhecer o mundo dos cafés, já que permite uma enorme variedade de opções a preços acessíveis. Em alguns casos, estas cafeteiras permitem fazer chás, chocolate quente e outras bebidas não necessariamente relacionadas ao café.

Além disso, exige pouquíssima manutenção, o que a torna ideal para quem tem uma rotina apertada, mas gosta de café de qualidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *