Moedor de café elétrico: como aproveitar ao máximo

Um bom moedor de café elétrico é uma das maneiras mais fáceis de fazer um bom café em casa. Moer os grãos na hora aumenta e muito a qualidade do seu café, permitindo que você aprecie frescor e aromas muito mais complexos do que aqueles de um café que já é moído.

A boa notícia é que existem vários moedores bons por preços camaradas, e seu uso é bastante rápido e prático. Se você já conta com o acessório, confira algumas boas dicas para garantir que você está apreciando ao máximo o moedor, e não está desperdiçando a qualidade de seus grãos com práticas inadequadas:

Limpe o moedor com frequência

O moedor garante o frescor do seu café, aproveitando as complexidades do grão sem que as partículas se oxidem. Quando você não mantém o moedor limpo, no entanto, você perde parte deste frescor, pois há resíduos e, até mesmo, contaminações que afetam a qualidade do produto.

Retirar o excesso de café (em pó e em grãos) do moedor todos os dias já ajuda a manter o equipamento limpo, e lavar os depósitos uma vez por semana reduz os riscos de infecção. Lembre-se sempre de secar bem as peças antes de montar de volta.

Utilize a configuração correta

Se você adquiriu um moedor de café elétrico, certamente se preocupa com a qualidade do café que bebe. Por isso, não faz sentido comprar equipamento e grãos de qualidade e utilizar as configurações inadequadas para aquele tipo de café.

Em geral, cada grão apresenta uma velocidade e fineza de moagem distinta, que são facilmente configuradas na maior parte dos moedores. Por isso, dedique um pouco de tempo para saber qual é a maneira correta de moer aquele grão, e você estará bebendo o melhor café possível com o material que adquiriu.

Remova os grãos presos imediatamente

É normal que um ou outro grão fique preso durante o processo de moagem. Quando isso acontecer, desprenda estes grãos imediatamente retirando o aparelho da tomada e utilizando um palito ou movimentos que façam ele sair do local.

Manter grãos presos no equipamento pode reduzir sua vida útil, custando caro para economizar apenas alguns segundos da manutenção adequada. Se os grãos ficarem presos com muita frequência, é provável que o moedor esteja sujo, exigindo uma limpeza rápida.

Mantenha o equipamento sempre seco

Essa é uma dica óbvia, mas você provavelmente se surpreenderia com quantas pessoas perdem um moedor de café elétrico por simplesmente deixarem o equipamento úmido. Muitos dos que não perdem o equipamento perdem o café: com o depósito molhado, os grãos tendem a grudar nas superfícies e, quando moídos, tendem a formar torrões úmidos.

Invista um pouco em seu grão

A função de um moedor de café elétrico é aproveitar ao máximo as potencialidades de um grão. Isso significa que se você comprar um grão de baixa qualidade, não há mágica que possa ser feita: seu café será tão bom quanto a qualidade do grão.

Por isso, se você já investiu em um moedor, tente manter uma boa qualidade em seus grãos. Isso não significa que você deva consumir cafés caros todo dia: uma boa dica é ter grãos mais acessíveis para a rotina e alguma escolha especial para quando você quer apreciar de verdade uma boa xícara.

Atenção aos moedores com lâminas

Moedores com lâminas são eficientes e acessíveis, mas devem ser utilizados com calma. Se você mantiver a lâmina ativa por muito tempo seguido, ela esquenta, esquentando os grãos e o pó. Este não é um efeito que você deseja em seu café, pois parte de suas propriedades serão alteradas no processo.

Por isso, utilize as lâminas aos poucos e perceba em quanto tempo elas esquentam. Dê preferência para moer pequenas quantidades, sem dar tempo que o calor comprometa a qualidade dos grãos.