Cafeteira italiana: conheça o segredo do café moka

Já provou o café feito na cafeteira italiana?

Você sabe usar a cafeteira italiana (cafeteira moka) para fazer um delicioso café moka? Se você nunca fez, está deixando de conhecer um dos maiores prazeres ao paladar dos apreciadores de café.

Acompanhe esse artigo e veja como é fácil fazer o verdadeiro café moka em sua casa.

O que é a cafeteira italiana

Ela é popularmente conhecida como cafeteira italiana, mas seu nome mesmo é cafeteira moka. Embora nem todos a conheçam, trata-se de uma cafeteira de preço bem popular, mas muitos deixam de comprar simplesmente por não fazerem ideia de como usá-la.

O segredo do delicioso café feito na cafeteira italiana é que trata-se de uma cafeteira à pressão, que elabora o café por meio de vapor de água. O resultado é um maravilhoso café de gosto acentuado e aroma que invade a casa.

A cafeteira italiana pode ser encontrada em vários tamanhos, desde a pequena que prepara um café, até a maior, com a capacidade de preparo para até 18 cafés de 50 ml.

Muito popular na Europa, quem gosta dessa cafeteira não abre mão de utilizá-la para fazer o seu café. Aqui no Brasil, seu preço é popular e é muito fácil de ser encontrada.

Como usar a cafeteira italiana

Para quem acha que usar a cafeteira italiana (moka) é um bicho de sete cabeças, nós vamos ensinar o passo a passo de como usar essa maravilhosa cafeteira para fazer um delicioso café.

Desenrosque a cafeteira no sentido anti-horário, retirando o funil da caldeira e toda a parte de cima dela. Preencha a caldeira com água até chegar à altura da válvula segurança (o volume de água não deve ultrapassar a válvula).

Preencha o funil com o pó de café moído de sua escolha e volte a encaixá-lo na caldeira, voltando a montar a cafeteira, enroscando-a no sentido horário, voltando ao estado original.

Coloque a cafeteira diretamente na boca do fogo de seu fogão (ou outro fogareiro), deixe que a água ferva até o ponto de ebulição, formando vapor na parte inferior. Esse processo deve ser feito em fogo baixo.

Quando a água começar a ferver, o aumento da pressão fará com que a água atravesse o funil, passando pelo café moído e chegando até o recolhedor, na parte superior da cafeteira, onde estará pronto o seu café.

Uma dica de preparo é colocar algumas gotas de água fria dentro do recolhedor (além da água que você coloca na caldeira para ferver). Esse pequeno truque fará com que a água não suba muito quente até o recolhedor, evitando que queime o café.

Experimente o delicioso café da cafeteira italiana hoje mesmo

Como já vimos, a cafeteira italiana pode ser encontrada com facilidade e a preços bem populares.

Agora que você já viu que é muito fácil fazer o seu café na cafeteira italiana, não perca mais tempo. Experimente os prazeres que essa cafeteira poderá proporcionar ao seu paladar e renda-se também aos encantos de seu café.