Cafeomancia: o que significa?

Entre as tantas formas de prever o futuro, a cafeomancia é uma das mais antigas. A partir da leitura da borra do café, pessoas conseguem observar aspectos do futuro e indicar novos acontecimentos próximos ou distantes.

A cafeomancia é uma técnica milenar utilizada para ver o futuro das pessoas a partir da borra do café. Observando os restos de café no fundo da xícara, é possível obter pistas sobre acontecimentos do futuro e o destino de uma pessoa.

Acredita-se que as origens da cafeomancia estão em famílias árabes milenares, localizadas principalmente na região do atual Irã, Turquia, Rússia e também de outros países no norte da África. Também foi utilizada na Europa a partir do século XVII, sendo transmitida aos outros continentes e sobrevivendo até os dias de hoje.

Como preparar e beber o café

A preparação adequada do café é um dos fatores mais importantes para a leitura correta da borra do café. Embora existam diversas técnicas de preparação, uma das mais utilizadas depende da fervura do café, ou seja, do cozimento do café. O café deve ser fervido por 3 vezes em temperatura média, buscando não realizar alterações bruscas da temperatura do café.

Outra técnica utiliza apenas água, café e açúcar. Basta misturar os ingredientes, ferver uma vez e deixar descansar por cerca de 10 minutos. Depois, deve ser realizada uma nova fervida rápida. Após esse processo, o café pode ser servido e saboreado.

Também existem algumas recomendações sobre como servir e beber o café para uma melhor cafeomancia. A bebida deve ser servida apenas em xícaras de cor clara, com boca larga e sem relevos que possam atrapalhar a formação adequada da borra do café ao fundo.

Além disso, é importante coar o café apenas uma vez, pois um café com pouco pó não formará as imagens necessárias para a cafeomancia.

No momento de consumir a bebida, o café deve estar em uma temperatura média e deve ser tomado lentamente. Enquanto a bebida é consumida, a pessoa deve pensar em uma pergunta específica e também em sua vida, sempre mentalizando os aspectos de sua vivência relacionados a pergunta que deseja fazer. Após beber, deve tampar a xícara com um pires de forma imediata e virá-la de cabeça para baixo, rapidamente.

Significados

Após o preparo e o consumo correto do café, a cafeomancia poderá começar. Uma boa leitura depende de um olhar atento e bastante observador, tentando obter o máximo de informações das imagens formadas na borra do café. Dois aspectos devem ser observados nesse momento: as imagens formadas no fundo da xícara e as suas posições.

Em relação às posições, imagens próximas da alça da xícara ou da borda indicam que os acontecimentos serão no futuro. Imagens no fundo da xícara, mas perto da alça, representam o peso do passado na vida pessoa. Já imagens no fundo da xícara, mas longe da alça, indicam o peso do futuro.

Em relação às imagens, cada figura formada possui um significado distinto e permite uma leitura diferente do futuro. Veja abaixo alguns dos possíveis significados dos desenhos na cafeomancia:

  • Árvore: acontecimentos ocorrerão em breve
  • Caixa: reaparecimento de velhos amores
  • Cruz: desentendimentos
  • Estrela: felicidade
  • Folha: pausa no amor
  • Lua: novos relacionamentos
  • Macaco: investimentos e dinheiro
  • Ponte: viagens
  • Pontos: dinheiro
  • Quadrado: solidão
  • Sol: sorte
  • Triângulo: sorte no amor
  • Vela: fim de um amor