Café pendente: Como funciona?

Café pendente? Café suspenso? Não, isso não é um novo tipo de café da moda. Café pendente não é nada além de um café compartilhado, um café que será pago por uma pessoa e consumido por outra, totalmente desconhecidas.

Além de incentivar as pessoas a ser mais generosas e gentis, essa iniciativa é simples, prática e muito fácil para participar. Conheça aqui como funciona essa iniciativa e como estabelecimentos e pessoas podem participar:

O que é

O café pendente, também conhecido como café suspenso ou café compartilhado, é uma iniciativa para que pessoas deixem cafés pagos para as outras em cafés, restaurantes, bares, entre outros locais. A ideia é desenvolver o hábito de deixar uma bebida já paga em um local, para que outras pessoas possam chegar e consumir essa bebida que já está paga.

A iniciativa começou em meados de 2013 e em poucos meses se espalhou pelo mundo. Vista como um gesto de carinho ou gentileza, já foi adotada por diversos estabelecimentos no mundo todo. Além disso, busca também incentivar a não discriminação entre as pessoas, já que não há critérios sobre quem vai doar e quem vai receber a doação.

Como funciona

O funcionamento do café pendente é muito simples. Após consumir seu café e outros produtos em um estabelecimento e direcionar-se ao pagamento, a pessoa pode solicitar que um, dois ou quantos cafés desejar sejam incluídos no valor total do seu consumo.

Nesse momento, deve informar ao atendente que esses cafés não serão consumidos, mas serão deixados pagos para alguém que deseje consumir posteriormente. Ou seja, esses cafés pagos estarão à disposição de outras pessoas.

O estabelecimento, então, deve manter um registro dos cafés que já estão pagos e estão disponíveis para consumo gratuito. Além disso, deve manter disponível a informação de que há café pendente no local para que todos consumidores saibam.

Além disso, é importante saber que não pode haver discriminação entre as pessoas que vão doar o café e as pessoas que vão solicitar. Da mesma forma que qualquer pessoa pode doar um café, qualquer indivíduo pode solicitar um café suspenso, sem ser necessário explicar ou justificar motivos. Basta solicitar e o café será doado.

Como participar

É importante saber que com o desenvolvimento da iniciativa, vários projetos ao redor do mundo começaram a organizar iniciativas de café compartilhado. No Brasil, existe um projeto denominado Café Pendente, que reúne os nomes dos estabelecimentos que aceitam café suspenso no país e divulga em seu site e redes sociais, acessível a todos. O projeto também sugere uma forma de organização interna das doações e solicitações para auxiliar os estabelecimentos que não sabem como começar.

Qualquer estabelecimento pode participar, como padarias, cafés, bares, restaurantes, entre outros, sem ser necessário pagar taxas ou qualquer custo. A participação do estabelecimento é 100% gratuita. Basta começar a divulgar que aceita doação de café pendente em seu estabelecimento e esperar que as doações comecem. Quando uma pessoa solicitar um café suspenso, a iniciativa terá iniciado com sucesso.