Café artesanal: dicas e diferenciais

Muito se fala, hoje em dia, em produtos orgânicos e artesanais, e o café artesanal não foge da tendência. Mas no meio de tanta repercussão sobre um assunto, é normal pararmos de dar atenção ao seu real significado, o que representa para o consumidor, para o produtor e para todo o mercado envolvido em sua realização.

O café artesanal normalmente é considerado um produto de melhor qualidade, com menos defeitos e maior complexidade, e acaba saindo um pouco mais caro. Por isso, é conveniente que você saiba o que ele realmente significa, para que possa entender pelo que está pagando e apreciar de verdade um bom café.

Saiba mais sobre o café artesanal, seus diferentes tipos, benefícios e formas de aproveitar ao máximo todo o seu potencial:

O que é o café artesanal?

De maneira resumida, falar sobre café artesanal é falar sobre um produto no qual o existe um maior envolvimento humano. A explicação pode ser vaga, mas há um motivo: o aspecto artesanal pode ser traduzido de várias maneiras distintas no processo de produção.

Um café artesanal pode representar, por exemplo, um produto que é plantado pelo próprio agricultor, manuseado pessoalmente, colhido por equipes pequenas e sem o uso intensivo de maquinários ou agrotóxicos, por exemplo.

O fato de ser artesanal ainda pode ser explicado no processo de seleção, feito manualmente, e no processo de torra, que recebe o cuidado de pessoas atentas durante todo o processo, sem dar espaço para procedimentos industrializados.

Pode-se considerar, ainda, os processos de moagem e de forma de servir o produto como partes da cadeia que o tornam artesanal, podendo-se exigir que todas essas etapas sejam artesanalmente realizadas, ou apenas algumas delas.

Atenção: café artesanal não é garantia de qualidade

Um cuidado importante é não assumir que todo café artesanal vá contar com qualidade superior. Em geral, é claro, um produto que recebe tanta atenção e cuidado constantes, apresenta um resultado de melhor qualidade que aqueles feitos em quantidades gigantescas, com processos completamente mecanizados, mas não existe nenhuma garantia que o cuidado artesanal melhore suas características.

Por isso, antes de comprar grandes qualidade, prove um pouco deste café. É muito provável que ele seja realmente bom, mas provar uma xícara antes garante que você não vá desperdiçar dinheiro.

Quais os benefícios de consumir o café artesanal?

Entre os principais benefícios de consumir o café artesanal, destacam-se o potencial de qualidade máxima dos grãos, que normalmente são selecionados cuidadosamente, e a possibilidade de beneficiar uma cadeia produtiva efetivamente preocupada com o desenvolvimento de produtos de qualidade.

É normal que o café artesanal seja um pouco mais caro que os outros, mas isso ocorre porque existem mais pessoas envolvidas em seu processo, sustentando famílias enquanto tentam entregar qualidade e segurança para você.

Por isso, lembre-se que toda vez que você compra um bom café artesanal, está investindo em pessoas que buscam entregar qualidade no café que você bebe!